Arqueólogos encontram sarcófago com cosméticos na Alemanha

Deutsche Welle
Datado do século 3º, sarcófago é descoberto em antiga rota que ligava Trier a Colônia; jovem romana foi enterrada com frascos de perfume, paleta de maquiagem e espelho de mão

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Arqueólogos encontraram no oeste da Alemanha um sarcófago de uma jovem romana que continha diversos produtos de beleza. Datada do século 3º, a tumba de pedra, que pesa quatro toneladas e meia, foi descoberta próximo à cidade de Zülpich, anunciou nesta segunda-feira (30/07) o Museu Estadual Rheinische de Bonn.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Além de frascos de perfume, uma paleta de maquiagem e um espelho de mão de prata, dentro do sarcófago havia joias, alfinetes e um canivete dobrável que possui um cabo na forma da figura de Hércules.

Segundo Susanne Willer, do museu Rheinisches Landesmuseum Bonn, a quantidade e os tipos de objetos escolhidos para serem sepultados com a jovem morta são extraordinários.

Terremoto deixa rastro de destruição em ilha da Indonésia

Erdogan manda congelar bens de secretários dos EUA

Calor em Portugal e Espanha pode quebrar recorde europeu

 

picture-alliance/dpa/O. Berg

Romana foi enterrada com frascos de perfume

"O foco dos objetos está claramente em adornos e na cosmética, ou seja, tudo que pertence à beleza feminina, seguindo o lema, ela deveria ser bonita até a morte", ressalta Willer.

As primeiras análises mostraram que a jovem teria entre 25 e 30 anos quando morreu. Os objetos e os esqueletos permaneceram cerca de 1.700 anos enterrados.

O sarcófago foi localizado ao longo da antiga via do Império Romano que ligava às atuais cidades de Trier e Colônia. Descoberta em setembro do ano passado, arqueólogos mantiveram segredo sobre a peça, por questões de segurança, enquanto analisavam outras sepulturas na região.

CN/kna/dpa/ap

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Escravidão e Liberdade

Escravidão e Liberdade

A editora Alameda traz uma seleção especial de livros escravidão, abolição do trabalho escravo e sobre cultura negra. Conheça o trabalho de pesquisadores que se dedicaram profundamente a esses temas, centrais para o debate da questão racial e da história do Brasil. 

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias